Pensamentos


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Qual é o lugar mais quente do Planeta?

Depois de encontrar uma temperatura de  50 ºC no Deserto Taklimakan na China em 2004, o ecologista Steve Running saiu de lá com uma pergunta. Seria esse o lugar mais quente do planeta?

Com a tecnologia existente nos satélites atualmente essa pergunta pode ser respondida. Por 12 anos a NASA vem operando o MODIS - Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer com dois satélites; primeiro o Terra (lançado em 1999) e depois o Aqua ( lançado em 2002). Ele possuem 36 bandas espectrais diferentes e muitas maneiras de visualizar o planeta. Uma delas é pela detecção de radiação térmica, pela quantidade de energia infravermelho emitida pela superfície do planeta.
  
Resultado: O Deserto de Lut no Irã foi o lugar mais quente do ano por cinco anos dos 7 pesquisados por esse programa (entre 2003 e 2009). Em 2005 a maior temperatura pontual encontrada foi de 70,7 ºC!!!

Fonte: O site da NASA - Earth Observatory tem mais detalhes do estudo e você pode até saber qual foi o ponto de maior temperatura de acordo com o ano que selecionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário