Pensamentos


terça-feira, 14 de maio de 2013

Livro: Subliminar - Como o Inconsciente Influencia Nossas Vidas

Estava bem animado para ler esse livro e tive minhas espectativas atendidas. Mesmo considerando que somos seres racionais, muitas das nossas ações e decisões são tomadas puramente pelo instinto, não possuindo nenhuma explicação lógica perceptível. Todos vão se encontrar em algumas das situações relatadas.

Nota-se que o livro teve uma pesquisa realmente intensa. Não é comum para um físico escrever sobre o inconsciente, e todo o conteúdo está devidamente embasado em pesquisas científicas, com todas as referências devidamente registradas. Assim a frase "comprovado científicamente", que é utilizada algumas vezes no livro, não fica vazia só pra ganhar credibilidade de graça.

Um dos assuntos que me chamou atenção é sobre como é fácil ao ser humano se identificar com um grupo, mesmo sem nenhum relação lógica com os outros integrantes desse grupo, e a partir daí já identificar um grupo rival e agir de forma a "exterminar" este outro grupo. Lembrei das torcidas de futebol......

Outro ponto interessante é sobre como é fácil conseguirem coisas com a gente se quem pede nos fala o motivo porque está pedindo. Só que este motivo não precisa ter sequer lógica. O exemplo dado no livro é que somos muito mais pacientes com pessoas que pedem: "Posso passar na frente porque estou com pressa?", do que se simplesmente pedissem: "Posso passar na frente?"

Ridículo, não é? A partir de agora vou prestar bem mais atenção para este tipo de abordagem....

Já tinha lido um outro livro desse autor, Leonard Mlodinow, que se chama "O Andar do Bêbado", e na minha opinião esses dois livros vão pela mesma linha. Ambos descrevem o quanto não conseguimos determinar 100% os resultados da nossa vida. Este é pelo inconsciente, que toma decisões que você nem toma conhecimento racional. O outro livro aborda o acaso, que mostra o quanto pode mudar toda a sua história devido a um simples golpe de sorte, ou azar....

Nota: 3,7 / 5,0

Se interessar, segue o link da Saraiva em versão física, ou em versão digital (e-book).
E também do Submarino em versão física.

Um comentário: