Pensamentos


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Cosmos: A Nova Geração da Série de Carl Sagan

Quando a série Cosmos original foi ao ar sendo apresentado por Carl Sagan o mundo era bem diferente. Não existiam tantos anais de TV disponíveis e não haviam tantos programas científicos como existem agora. Acredito que isso possa ter contribuído para a quantidade de fans da série e por ela ter influenciado tantos jovens a se tornar cientistas. 

A nova série Cosmos, agora apresentada por Neil deGrasse Tysson, também tem a mesma pretensão de conseguir trazer os jovens para a ciência. Mas agora a quantidade de programas científicos é muito grande, assim como de canais de entretenimento, de games, internet e etc... O mundo hoje é saturado com mídias querendo seu tempo de expectador, e a briga é forte!!!

Uma forma de competir nesse espaço foi trazer gente de muito peso profissional para a produção do novo Cosmos. Neil de Grasse Tyson não era muito conhecido por aqui mas já era nome associado a divulgação científica há muito tempo nos Estados Unidos. Um dos produtores da série é o Seth McFarlane, o mesmo produtor da animação Uma Familia da Pesada. Para a trilha sonora trouxeram Alan Silvestri . E para a fotografia veio o Bill Pope (Matrix Revolutions). Cast completo da produção disponível no IMDB.

Ou seja, é uma série moderna com uma produção de nível excelente, para competir mesmo com as melhores atrações da TV. E de quebra ainda tiveram o Obama como garoto propaganda!!!


Agora a série já etá no quinto episódio. Tenho gostado muito, principalmente porque ele relata a história sempre levando em consideração que o cientista é humano, que também erra e tem dúvidas, mas não tem medo das respostas. As animações do seriado para contar histórias do passado são muito bem feitas e dão um toque moderno para a produção. 

A série passa no canal National Geographic todas as quintas feiras as 22:30, com várias reprises ao longo da semana. Espero que logo uma emissora de canal aberta adquira a série...

Veja uma entrevista com Neil deGrasse Tyson sobre o programa. Tem legendas em português. É só selecionar na lista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário